Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2016

"Coisas de Odara" - Ricardo Costa e Cia.

Coisas Odara
A palavra ioruba Odara sempre me fascinou. É empregada para algo que é bom e belo, conceitos inteiramente entrelaçados e interdependentes na mentalidade tradicional ioruba. No candomblé, herdeiro e recriador dessa tradição, observa-se esta mesma correlação entre o bom e o belo, o que não poderia deixar de remeter a Platão e Sócrates nas discussões sobre o Bem, o Belo, o Bom e o Justo. Isso demonstra que iorubás e gregos andavam as voltas com os mesmos conceitos e ideias, contrariando o discurso corrente que desqualifica a cultura afro-brasileira como pouco sofisticada. O fato é que somos herdeiros e tributários dessa matriz cultural vigorosa, determinante em nosso temperamento, nossas concepções de mundo e especificidades culturais.
“Coisas Odara” é a iniciativa de 4 amigos que amam e valorizam nossas raízes afro-brasileiras. Nosso objetivo é divulgar e oferecer coisas bonitas e boas, coisas odara, inspiradas na estética afro-brasileira dos terreiros de candomblé e na cultura popular. Todos nossos produtos são originais, engajados ecológica e socialmente, valorizando a mão de obra artesanal e os pequenos empreendedores. Começamos com uma série de camisetas dos Orixás, os deuses do candomblé. Futuramente ofereceremos pôsteres, livros, bordados e outros objetos.
“...o Ser Supremo deu uma última olhadinha na sua criação e pensou lá consigo mesmo:
Está tudo muito bom!
Ficou tudo bem bonito!
Tudo Odara!”
Trecho final do livro “Odara, tudo que é bom e bonito”
de Ricardo Costa.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Ricardo Costa é um grande amigo e irmão, que foi me dado pela queridíssima Angela Mendes. Ambos, sem modéstia, grandes profissionais das artes. E falando em arte a última foi o lançamento de COISAS DE ODARA. Acompanhe pelo facebook a página desse povo de axé. É só clicar no link abaixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário